O Capítulo 6 do Evangelho de Mateus traz um grande ensinamento de como deve ser nossa conduta.

Em muitas vezes temos olhado para fragmentos desse texto e esquecido que ele só expressa o seu real sentido quando compreendido por completo.

Em nossa Vida vivemos sob muitas influências, a sociedade, os amigos, a religião etc. E praticamente todas elas têm uma inclinação de nos posicionar em uma boa posição diante dos olhos dos homens e o grande problema disso é que essa imposição nos leva a se preocupar mais com a opinião dos homens ao nosso respeito do que Deus pensa de nós.

É natural atribuirmos um nível de santidade elevado aqueles que vivem se auto promovendo e um nível menor aquele mais quietinho e na dele, no entanto precisamos olhar para o que a Bíblia diz sobre isso, por esse motivo, quero destacar diante desse texto como Deus nos vê, como devemos nos portar diante Dele e como devemos nos portar diante dos homens.

 

  • Como os Homens buscam agradar a Deus - Versículos 1 – 8

O Capítulo começa mostrando qual conduta impressiona aos homens e mostra como esse tipo de comportamento está em desacordo com a Real vontade de Deus.

Pois de acordo com o Texto, todas as vezes que nossa intenção é ficar bem visto diante dos homens a nossa recompensa é a fama terrena, e popularidade na terra nunca foi um propósito de Cristo para os Homens.

Portanto, fuja de quem vive se auto promovendo, um verdadeiro Cristão se orgulha se fazer sem holofotes.

 

  • Como Jesus ensina agradar a Deus - Versículos 9 – 18

Nesse trecho vemos Jesus ensinando como devemos buscar os planos do Senhor para nossa vida, e isso se faz em secreto.

Ouvi essa sabia afirmação essa semana: “ Se Deus quisesse tornar público o que Ele te revelou no secreto Ele faria isso publicamente, se Ele falou contigo no Secreto, deve ficar em segredo entre você e Ele”.

No Secreto recebemos os Tesouros dos Céus, no secreto nosso coração se quebra a perdoar, no secreto derramamos diante do Senhor nossas lutas e aflições.

Precisamos parar de depositar sobre os ombros dos nossos irmãos aquilo que precisa ser depositado sobre Cristo.

Temos visto uma geração que desabafa com os amigos, com os terapeutas, com as redes sociais, mas nunca com Cristo, isso precisa ser mudado.

 

  • Nossa conduta determina por quem estamos sendo bem vistos - Versículos 19 - 24

Perceba que o texto não mudou, como uma sequência ele vem declarar que agir como os homens ensinam aumenta nossa riqueza na terra, mas agir como Cristo ensina aumenta nossa riqueza no céu.

A Riqueza aqui descrita é nosso reconhecimento aos olhos dos homens e aos olhos de Deus, por isso ele relata de como nós enxergamos as coisas determinarão onde depositaremos nossos tesouros. Olhos Bons enxergam a vontade de Deus e deposita seu tesouro nos céus, olhos maus enxergam a vontade dos homens e deposita seu tesouro na terra.

Todas as Vezes que tentarmos dividir nossas ações para agradar na mesma proporção homens e Cristo frustraremos ambos.

No entanto é impossível ter ações focadas exclusivamente em agradar a homens e mover o coração de Deus, mas todas as vezes que nossas ações são focadas exclusivamente em agradar a Deus as pessoas ao nosso redor são beneficiadas.

Ser bem-sucedido diante dos homens não muda nada em nossa vida diante de Deus.

                            

  • Recompensa de quem se entrega por completo a Deus - Versículos 25 – 34

Esse Capítulo finaliza sinalizando as bênçãos de quem se entrega exclusivamente a Deus e são elas:

Garantia de que Ele vai prover tudo que precisamos para viver.

Uma vida Livre de ansiedades.

Uma vida que é reconhecida nos Céus.

Certeza que o dia mal não dura eternamente.

É a certeza que não somente nessa terra, mas que por toda a eternidade ele estará cuidando de Nós.

Conclusão:

Não basta se entregar parcialmente pois isso não nos garante as bênçãos prometidas.

Não há sentido algum em viver uma vida para ficar bem na foto diante dos homens, mas ser um completo desconhecido nos Céus.

Cristo nos chama para um relacionamento de intimidade, ouvir em secreto os seus Desejos a nosso respeito e nos movermos em humildade em direção ao que Ele nos prometeu.

Creia, se entregue e vida a Plenitude de Cristo em sua vida.

 

Pr. Denis Miguel

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.