É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Romanos 8:34

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

Já parou para pensar como existem coisas em nossas vidas que acontecem sem ao menos esperarmos?

Deus sempre levantará pessoas para nos ajudar nos momentos mais difíceis, e isso se chama intercessão.

Todos nós somos resultado da intercessão de alguém, um dia alguém foi tocado por Deus para orar por nós e no momento que abrimos nosso coração para receber o favor de Deus por intermédio dessa intercessão temos nossa vida transformada.

Veremos isso atrás da vida de um homem que foi transformado pelo poder da intercessão.

Leia Livro de Filemon.

Contexto Histórico.

O Livro de Filemon diferente de outras cartas de Paulo que eram direcionadas a assuntos relacionados a conduta Cristã de uma comunidade, essa carta é uma carta de cunho pessoal.

Uma carta de um amigo escrevendo para outro amigo, ou seja, Paulo trata com seu amigo Filemon de um assunto particular entre os dois que nos deixa grandes ensinamentos.

Mas para entender melhor essa carta precisamos compreender o contexto histórico por trás dela.

Paulo estava preso possivelmente em Roma e o império romano governava naquele período.

Durante o império romano algo muito comum era a escravidão pois era considerada fundamental na sociedade e no bom funcionamento da economia e geração de riqueza. Na maioria das vezes a população de escravos era muito maior do que o restante da população livre. Na Itália, por exemplo, acreditasse que a população de escravos no primeiro século chegava a quase 90% da população. Portanto, era comum o medo presente por parte de todos de uma possível rebelião de escravos.

E devido a toda a tortura sofrida por partes dos senhores de escravos, era comum haver fugas em uma dessas fugas de escravos surge o personagem dessa história, Onésimo.

Quem era Onésimo?

Onésimo era um escravo pertencente a Filemon.

O nome Onésimo significa “Útil”, no entanto esse escravo fugiu e com o entendimento do texto concluímos que além de fugir ele gerou um prejuízo ao seu Senhor (alguns estudiosos acreditam que ele em sua fuga roubou algo de extremo valor de Filemon).

O Encontro com Paulo.

Ao Fugir, Onésimo acaba se encontrando com Paulo na prisão em Roma, não se sabe ao certo se esse encontro foi casual ou o próprio Onésimo que o procurou devido a ouvir falar de Paulo na casa de Filemon, fato é que apartir desse encontro tudo mudou na vida de Onésimo.

Destaque:

Todo encontro vai trazer algo para nossas vidas.

Os encontros de sua vida têm trazido algo positivo ou negativo para você?

 

A Bíblia relata que após esse encontro com Paulo, Onésimo conheceu Jesus e sua vida muda por completo e agora de um escravo fugitivo ele passa a ser um cooperador do ministério de Paulo, se tornando “Útil” para a Obra de Deus.

Diante dessa compreensão vamos ao Texto e alguns pontos a serem destacados:

  • Sempre haverá uma oportunidade para mudar nossa vida.

Onésimo teve sua vida mudada ao encontrar-se com um apóstolo de Cristo que lhe apresentou o evangelho verdadeiro.

Hoje Deus está no dando a oportunidade de termo uma mudança em nossa vida.

Ao ler esse texto você tem a oportunidade de abrir o seu coração, confessar o seu pecado e permitir que o Espírito Santo te coloque no centro da vontade de Deus.

 

  • Sempre haverá um intercessor orando por nós.

Deus nunca nos deixa só.

Há sempre uma mãe, um pai, conjugue ou até um amigo que estará com os joelhos dobrados clamando aos Céus em nosso favor.

Assim como Paulo intercedeu a Filemon que perdoasse o erro de Onésimo, Cristo se encontro assentado a Direita de Deus intercedendo por nós para que nossos pecados sejam perdoados e sejamos aceitos novamente na casa do Pai.

 

  • Sempre haverá perdão para o arrependido.

Entendemos que o próprio Onésimo, retornou com a carta de Paulo em suas mãos para ser entregue a Filemon.

Quando entendemos que Deus é conosco não tememos as consequências, pois antes delas chegarem já nos sentimos perdoados.

A Bíblia diz que Paulo clamou para que Onésimo não fosse recebido como um escravo e sim como um irmão. Cristo ao morrer na Cruz inicio em si mesmo mesmo uma nova raça, não mais escrava do pecado mais agora filhos por adoção tendo NEle o primogênito entre muitos irmãos.

 

  • Sempre haverá restauração para o arrependido

Relatos históricos acreditam que posteriormente ao arrependimento, perdão e liberdade recebido por Onésimo o mesmo foi usado em sua região até se tornar uma autoridade na Igreja de Cristo em sua época.

Uma tradição cristã defende que Onésimo tenha sido libertado por Filemom e passou a ser membro atuante nas obras da Igreja Primitiva, e, mais tarde, tenha se tornado bispo de Éfeso e acabou sendo preso, talvez na época do imperador Domiciano, morrendo apedrejado em Roma. Considerando que Éfeso era uma cidade próxima a Colossos, e que existe a evidência de um documento enviado por Inácio endereçado a um bispo de Éfeso por nome de Onésimo, a qual ele se refere como um “homem de inefável amor e vosso bispo”, essa possibilidade não deve ser ignorada, embora ela enfrente alguns problemas quanto à cronologia dos eventos.

Independente da veracidade se Onésimo foi ou não esse Bispo, a Biblia nos afirma que em Cristo somos nova criatura, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo, essa é a promessa recebida em Cristo Jesus, uma nova vida não retalhos de um passado, mas plenitude de restauração e destino.

 

Conclusão:

Certamente a história de Onésimo nos ensina muitas verdades valiosas. Talvez a principal delas foi a conclusão observada por Lutero, ao dizer que de certo modo, todos nós somos “Onésimos”. Escravizados pelo pecado, todos nós andávamos errantes, perdidos, com sentença de condenação sobre nossas cabeças. Agora, fomos encontrados, libertados, e perdoados, por intermédio dos méritos de Cristo.

 

Pr. Denis Miguel

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.