
Intimidade, Qual o Propósito?
Muito tem se falado sobre intimidade neste tempo. Nossas canções, pregações, devocionais, enfim. Talvez nunca se mencionou tanto MT 6:6.
O propósito da devocional de hoje é aprofundarmos um pouco este conceito muitas vezes replicado sem a devida reflexão.
Mas tu quando orares, entra no teu quarto, fecha a tua porta e ora ao teu Pai em se secreto, e o teu Pai que te vê em secreto te recompensará. Em algumas versões ainda frisam "recompensará publicamente".
A questão não é se eu tenho intimidade com Deus. Mas porque eu quero intimidade? Qual é o propósito?
Note que este texto não está falando apenas de oração. Mas também de jejum e oferta.
Esses três pilares são disciplinas espirituais que nossos pais na fé por muito tempo praticaram e colhem os seus frutos até hoje.
Certa vez eu ouvi a seguinte frase que muito me impactou:
"Intimidade revelada é pornografia "
Luiz Hermínio
Isto tem tudo a ver com o que estamos abordando. Note bem, o espiritual é espiritual e os seus frutos são adquiridos no secreto.
Sempre ouvi do meu pastor o seguinte:
“Quem é justo é justo”.
Pr. Angelo
Porém um secreto que se torna público já deixou de ser secreto.
Porque estou dizendo isto? Nesta minha breve caminhada pastoral não parece, mas (já estamos chegando aos 7 anos de ordenação) tenho percebido algumas coisas:
1° tem pessoas que muitas vezes parecem ter uma performance de oração, falam de Deus, falam com Ele, mas a sensação é que nunca estão com Ele.
2° tem pessoas que claramente não tem uma cultura de jejum. Mas quando jejuam fazem questão de colocar peso, carga e estigmas sobre os outros dizendo: tem que ser assim. Só vale se for 12, 24 horas, não pode isso, não pode aquilo. Fazem exatamente ao contrário do que Jesus ensinou. E tem ainda aqueles que justificam o ato de não jejuarem com Isaías 58. Mas isso é uma outra devocional. Pula essa parte rs
Isaías 58 não diz para não praticar o jejum, mas que não adianta praticar o jejum (se abster de alimentos) se não for aplicado a justiça. Porque este é o jejum que Deus espera. Enfim.
Vocês quando jejuarem não apareçam com o semblante caído como os hipócritas. (Não sei não, mas Aqui provavelmente Jesus estava falando dos Fariseus) Unge a tua cabeça com óleo, e lava o teu rosto.
Mt 6:16
3° E na questão da oferta? Você já reparou que é muito mais fácil chegar uma oferta quando ela tem o nome da pessoa anunciado?
Pois é, Jesus também nos ensinou, quando deres esmola (dinheiro) que não saiba a tua mão direita o que faz a esquerda. Não faça tocar trombeta.
Mt 6: 1-2
A questão não é a busca da intimidade, mas a motivação que me faz ter essa busca.
Hoje graças a Deus muito tem se voltado para praticas espirituais que por algum tempo foram deixadas para trás. Ouvimos falar novamente sobre: consagração, Jejum, oração no monte, relacionamento de mesa. Tudo isso foram ensinamentos deixados por Jesus. O problema é quando eu faço disso um palco para me promover.
O grande problema é quando eu faço da mesa palco. Quem faz da mesa palco é quem vai para boate. Se embriaga e depois sobe na mesa.
Pr. Rafael Conrado
Se você não consegue ofertar sem ter o seu nome mencionado, se você não consegue ir ao monte sem tirar uma selfie, se você ao ajudar alguém (mesa) faz questão de ter o seu nome lembrado, analise as motivações do seu coração.
Deus só pode recompensar aquele que não se auto recompensou. Mas o que seria isso pastor? Auto recompensar?
Sim, auto recompensar é quando eu faço questão de ser notado. Jesus neste texto diz que quando os fariseus oram em praças públicas eles oram em voz alta, quando eles jejuam se parecem mais espirituais, quando dão esmolas fazem questão de serem vistos. E Jesus termina dizendo. Eles já receberam a sua recompensa.
O secreto tem a sua própria recompensa.
Que o secreto volte a ser secreto.
Pensa nisso
Deus te abençoe
Pr. Patrício Braz Lourenço